domingo, 20 de março de 2011

SEGUNDA OFICINA DE INFORMÁTICA DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO POLO DE LIVRAMENTO

Olá, conforme prometido estamos atualizando o nosso Blog com as informações referentes a Segunda Oficina de Informática realizada com os alunos do Polo de Sant'Ana do Livramento. A elaboração dessa Oficina foi resultado de um trabalho em conjunto com a equipe responsável por acompanhar e orientar o trabalho junto aos alunos do Curso de Educação do Campo. Equipe esta composta pelos seguintes profissionais:  Sabrina  Rosa  Paz ( PP_ professora pesquisadora), Silvia Haussen Garcia (  TD_Tutora à distância), Rafael Andreazza ( TD_ Tutor à distância), Carla Carretts ( TP_ Tutora Presencial) e João Odim Severo ( TP_ Tutor Presencial).
Queremos nesse momento compartilhar com todos os procedimentos e estratégias adotados pelo grupo de trabalho para que essa proposta fosse construída de forma colaborativa.  Portanto acompanhe o cronograma a seguir e sinta-se à vontade para opinar, sugerir novas atividades , enfim, toda contribuição será muito bem-vinda! Afinal , servirão de subsídio para a realização de outras Oficinas que iremos propor no decorrer desses quatro anos de formação.

    Dia 15/02/2011: Chat com os tutores à distância e a professora pesquisadora para compartilhar como foi organizada e executada a primeira Oficina de Informática ofertada aos alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo pelo Polo de Sant'Ana do Livramento.

   Dia 18/02/2011: Chat com os colegas tutores à distância e a professora pesquisadora para chegarmos a um consenso sobre a importância ou não de ser realizada uma segunda Oficina de Informática no Polo com os alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Ao término da mesma ficou decidido que seria muito importante e produtivo que fosse realizada uma segunda versão, organizada pela equipe de trabalho envolvida ( PP, TDs e TPs) , para ser posteriormente ministrada pelos tutores presenciais, a qual acabou sendo agendada para os dias  03, 04, 10, 11 e 14 de março.

   Dia 21/02/2011: Encontro dos Tutores Presenciais  no Polo para organizar as atividades que seriam aplicadas na segunda Oficina de Informática.

   Dia 24/02/2011: Chat com os colegas à distância para discutirmos sobre as atividades que foram elaboradas pelos Tutores Presenciais para serem ofertadas aos alunos na segunda Oficina. Oportunizando aos colegas opinar sobre o que foi explanado e sugerir alterações ou novas atividades.  Após todos esses encontros virtuais e presenciais, eis o resultado final desse processo baseado no diálogo e na troca de experiências:


                PLANEJAMENTO DA "OFICINA DE INFORMÁTICA:

 PÚBLICO ALVO: Alunos ingressantes em 2011 no curso de Educação do Campo – Pólo de apoio presencial UAB Santana do Livramento.
 COORDENADORA DO PÓLO: Beatriz Dutra
 TUTORES PRESENCIAIS: Carla Carretts e João Odim Severo
 TUTORES À DISTÂNCIA: Rafael Andreazza e Silvia Haussen Garcia
 PROFESSORA PESQUISADORA II: Sabrina Rosa Paz
CARGA HORÁRIA: 20 horas
                  CRONOGRAMA DA OFICINA DE INFORMÁTICA


DATA

ATIVIDADES PROPOSTAS

03/03/2011
Aula 1: Utilizando o editor de texto
- Utilizando o Microsoft Word, escrever um texto que descreva o seu perfil pessoal e profissional.

- Formatar o texto: (margens: superior 3 cm; inferior 2 cm; esquerda 3 cm; direita 2 cm, página A4, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5).

- Salvar o arquivo em PDF, em “meus documentos”, numa pasta renomeada com o seu nome.
Aula 1: Pesquisa na Internet
- Utilizar-se do Google para pesquisar textos, imagens, músicas, figuras, sites, que se relacionem ao seu perfil. Salvar o conteúdo da pesquisa no Word, em “meus documentos”, na pasta renomeada com o seu nome.

04/03/2011
Aula 2: Software de Apresentação de Slides
 - Elaborar uma apresentação de si mesmo em slides, no Power Point, que contenha no mínimo 8 slides, utilizando, preferencialmente, o material elaborado na aula anterior, explorando todas as ferramentas possíveis de apresentação de slides, como, por exemplo, cor do slide, animações, layout, design, som, imagem entre outros utilitários. 

10/03/2011
Aula 3: Internet e Redes Sociais
- Criar um email no Gmail (somente quem não possui) e realizar as seguintes propostas: adicionar os colegas e tutores em seus contatos e escrever uma mensagem de boas-vindas endereçada aos mesmos com a sua apresentação de slides em anexo.

- Responder aos e-mails, comentando os perfis apresentados em slides, elaborados pelos colegas.

11/03/2011
Aula 4: Internet e Redes Sociais

- Participar de um chat mediante a criação de uma conta no MSN: Os alunos, após o término da criação de uma conta no MSN (somente quem não possui), serão orientados a convidar e adicionar os colegas do curso para a concretização de um bate papo virtual.

14/03/2011
Aula 5: Pesquisando na Internet e contribuindo com o Blog
- Visitar e explorar o site do Curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância da UFPel (http://www.ufpel.edu.br/cead/educacao_campo).
- Acessar o Blog do Curso de Educação do Campo - Pólo de Santana do Livramento (http://educampolivramento.blogspot.com/), tornar-se seguidor e postar um comentário sobre as publicações lidas.
- Usufruindo do Google Earth, pesquisar e copiar imagens no Word, dos principais pontos turísticos do Município de Santana do Livramento. Junto às imagens, escrever um pequeno texto de apresentação da cidade.
- Enviar o material por e-mail, para os tutores presenciais (carlacarretts@gmail.com e jofs19@hotmail.com), tutores a distância (rafael.andreazza@gmail.com e silviahaussen@gmail.com) e professora pesquisadora II (sabrinarosapaz@gmail.com). Todos os trabalhos receberão pareceres e um trabalho será eleito para ser publicado no Blog.






                                       
         SEGUNDA OFICINA DE INFORMÁTICA




                                   
                       APROVEITANDO AO MÁXIMO A OPORTUNIDADE
                                          DE APRENDIZAGEM




                                    
                               ENVOLVIDOS E CONCENTRADOS NA REALIZAÇÃO
                                            DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

                                                                           
                        RESULTADO FINAL DO TRABALHO  PROPOSTO NA OFICINA

 Ao receber os  trabalhos de dez alunas que apresentam a cidade de Santana do Livramento.
“Levantei vôo até o (Cerro de Palomas), senti o gosto da água da fonte da juventude eterna, imaginei crianças correndo de bicicleta de um país para outro, assim como o inverno congelante, o verão escaldante e a primavera convidativa. Tudo isso eu vi, senti, imaginei através dos olhos das alunas retratadas através das imagens e palavras.
Percebi a alegria, a paz, a cultura de dois povos que convivem em harmonia, sendo exemplo de respeito entre nações. É maravilhoso ver dois países mantendo laços de amizade e união.
Adorei conhecer um pouco da cidade de Santana do livramento.
Estão todos de parabéns!
Silvia Haussen


Todos os trabalhos encaminhados por email aos Tutores Presenciais, à Distância e a Professora Pesquisadora foram avaliados e receberam pareceres.  Embora todos estivessem muito bons, e seguindo o andamento da proposta, o grupo de professores indicou o trabalho da aluna Maria Soeni Cardoso da Silva. Parabéns Maria Soeni!!! Curta junto conosco e com todos os nossos leitores a publicação do seu trabalho.

                                     
                       
                                                  TRABALHO INDICADO


 AGUARDEM  SUA PUBLICAÇÃO SERÁ REALIZADA EM BREVE....

                               
                   Santana do Livramento, 14 de março de 2011.

Esta é a Minha Cidade.

Santana do Livramento-RS, uma cidade fronteiriça, onde vivem dois povos emanados, separados apenas por uma rua, chamada Av. João Pessoa e o lindo Parque Internacional.
Aqui tudo se mistura, é idioma, que já não é nem Português nem Espanhol, e sim Portunhol, é a gastronomia, são os visitantes, são os comércios. Os trabalhadores, existem brasileiros trabalhando na cidade Uruguaia (Rivera) assim como uruguaios trabalhando em nossa cidade de Santana do Livramento. Tudo isso é uma raridade, pois a única cidade fronteiriça separada apenas por uma avenida é Santana do Livramento, por isso é chamada fronteira da paz, a fronteira mais irmã do mundo. Mas ainda não é só isso que a minha cidade tem, como é conhecido mundialmente a nossa água é a melhor do mundo, aqui não é necessário um enorme investimento em tratamento de água pois no Cerro do Registro a água mineral é direta da fonte. Aqui também existe hospitalidade, quem conhece Santana do Livramento nunca esquece o que viu, amizade, fraternidade, hospitalidade, tudo de bom.
Santana cidade bendita a mais bonita que eu já vi. Esta é a minha cidade.
Este é o Parque internacional, principal cartão postal de Santana do Livramento.
 
                                                                                   
                                                                              




segunda-feira, 7 de março de 2011

PRIMEIRA OFICINA DE INFORMÁTICA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

 Olá, prezados seguidores desse Blog e público em geral! É com muita satisfação que compartilharemos com vocês a organização da primeira Oficina de Informática realizada no Polo de nosso município com os alunos novos do curso de Educação do Campo. A mesma foi organizada e ministrada pelos instrutores de informática da UAB do Polo de Sant'Ana do Livramento: Matheus Trindade e Arthur Planella. Aconteceu no mês de janeiro de 2011 e oportunizou  aos nossos alunos acesso e familiarização em relação aos diferentes recursos tecnológicos vigentes.  Maiores detalhes podem ser conferidos a seguir:



OBJETIVO GERAL
Democratizar o acesso a modernas tecnologias a cidadãos pertencentes ao Polo UAB – Livramento oportunizando-lhes conhecimentos básicos na área de informática, de forma a contribuir na sua formação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada seja dentro ou fora do Polo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Espera-se que a execução do curso faça com que os alunos sejam capazes de:
_ Oferecer oportunidade de utilizar os recursos da Informática para aprimorar conhecimento.
_ Familiarizar os alunos com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor ao contexto da modernidade.
_ Desenvolver a auto-estima no processo de aquisição do conhecimento;
_ Acreditar nas próprias descobertas e valorizar-se enquanto pesquisador de seu próprio aprendizado;
_ Ampliar sua capacidade de trabalhar coletivamente, envolvendo-se em grupos de interesse, utilizando ferramentas como exemplo a web para auxiliá-los em suas atividades;
_ Utilizar o computador para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia.
_Facilitar o uso da Plataforma Moodle.

COMPETÊNCIAS:
_ Compreender os princípios de funcionamento e as características técnicas de
computadores e periféricos;
_ Conhecer e utilizar de forma adequada a Internet;
_ Compreender os princípios de funcionamento e utilização de sistemas operacionais;
_ Conhecer e utilizar estratégias de edição de texto;
_ Utilizar os recursos dos ambientes virtuais (chat, correio-eletrônico, fórum, listas, Messenger) para aprendizagem e troca de experiências;
_ Reconhecer os erros e as dificuldades como elementos oportunos para a aprendizagem;
_ Desenvolver a capacidade crítico-analítica para interpretar processos da tecnologia da informação;
_ Tomar consciência dos problemas sociais;
_ Utilizar recursos da informática para facilitar tarefas;

                           

                          
                          CRONOGRAMA DO CURSO


17/01- Apresentação do curso- Conceito de Informática;
         -História do computador- Maneiras corretas de uso;
         - Hardware, software, peopleware;
         - Componentes internos e externos;


18/01- Windows XP;
         - Windows Explorer.
         - Trabalhando com arquivos e pastas;
        
19/01 - Arquivos compactados (WinRar e WinZip);
          - Extensões de arquivos;
          - Atalhos no teclado;

20/01- Arquivos em PDF (Adobe Acrobat Reader);
         - Normas ABNT (noções);
         - Revisão dos conteúdos anteriores;

21/01- Microsoft Office Word 2003;
         - Microsoft Office Word 2007;

24/01- Microsoft Office Excel 2003 ( noções);
         - Microsoft Office Power Point 2003 ( noções);
         - Internet I ( Plataforma Moodle);

25/01- Linux Educacional 2.0 e 3.0;
-      Conexões Wireless;
-      Internet II;
-      Email;

26/01-Explorando arquivos no Linux Educacional;
         - Explorando alguns programas do Linux educacional;
        
27/01-Pacote BR Office (noções);
         - Revisão geral;

28/01-Avaliação final escrita.



           AULA DE INFORMÁTICA NO LABORATÓRIO I              



     ATENTOS AS INFORMAÇÕES DO INSTRUTOR
    MATHEUS TRINDADE



                             


           RECEBENDO ATENÇÃO INDIVIDUALIZADA 
  DO INSTRUTOR  ARTHUR PLANELLA